Busca

‘Caminhada pela Vida’ marca abertura do Setembro Amarelo nas escolas estaduais de Parintins

Programação iniciou às 7h, com a tradicional “Caminhada pela Vida”, da Praça de São Benedito em direção à Catedral de Nossa Senhora do Carmo

‘Caminhada pela Vida’ marca abertura do Setembro Amarelo nas escolas estaduais de Parintins
Foto: Samuel Vieira

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), em parceria com as Escolas Estaduais de Parintins, realizaram nesta segunda-feira, 1º de setembro, a abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo. A programação iniciou às 7h, com a tradicional “Caminhada pela Vida”, da Praça de São Benedito em direção à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Estudantes, professores, pais e membros da comunidade escolar participaram do ato, e carregaram por meio de camisas personalizadas e faixas a frase-tema deste ano: “Você não está sozinho”. A mensagem reflete o objetivo central da campanha: promover a conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio.

De acordo com Marineide Nunes, assistente social da Seduc, durante o mês, a equipe psicossocial, composta por assistentes sociais, psicólogos e em parceria com a Polícia Civil, realizará palestras, rodas de conversa e oficinas educativas nas escolas de Parintins. "Esse é um tema hoje muito presente, infelizmente, na vida de muitas pessoas. E aí ao longo de todo ano a equipe psicossocial realiza atividades preventivas, várias atividades sociais educativas, que tem como objetivo previnir, mas também nessas ações a gente acaba identificando pessoas que estão precisando de ajuda".

O professor Marcio Azevedo, da Escola Estadual Suzana de Jesus Azedo, ressaltou a importância de trabalhar a temática com os alunos, pais e professores, com intuito de conscientizar e valorizar a vida. "Talvez a maior doença, podemos assim dizer, seja depressão no mundo, problemas emocionais. Então é importante que a comunidade escolar discuta a respeito da importância da vida, a importância de valorizar, estar nesse plano fazendo o bem e aproveitando a vida da melhor forma possível", ressaltou.

Conforme a coordenadora regional de educação de Parintins, Dilciane Bentes, a programação segue com diversas atividades nas escolas em parceria com demais órgãos e secretarias de segurança.

A abertura da campanha contou também com o apoio e presença da Igreja Católica. O bispo emérito de Parintins, Dom Giuliano Frigeni, destacou a união entre escolas, famílias e instituições religiosas. "Este momento tem que valorizar o que Deus valoriza, dentro de si é o eu de cada um de nós, e depois se torna uma manifestação ampla na escola, na família, na sociedade. O importantíssimo é esse, é se sintonizar com o porquê de uma campanha, aliás agora se faz campanha para muitas coisas, e quando é algo que é para a vida, a felicidade".

 - Por Samuel Vieira / Alvorada Parintins