A Cáritas da Diocese de Parintins realizou, na noite desta terça-feira, 22 de março, um encontro de apresentação do Projeto Ajuri pela Vida na Amazônia para diversos representantes de pastorais, movimentos sociais, comerciantes, empresários e o clero diocesano.
O objetivo deste encontro foi levar aos colaboradores e futuros parceiros o conhecimento sobre o que é o Projeto Ajuri pela Vida na Amazônia que a Cáritas está desenvolvendo na região desde 2020.
O evento aconteceu no salão do Centro de Pastoral Mãe de Deus, prédio da Rádio Alvorada, e contou com a presença do Assessor Nacional da Cáritas Brasileira, Jaime Conrado, e da articuladora da Cáritas do Regional Norte 1, Marcia Maria Miranda.
Segundo o Assessor Nacional da Cáritas Brasileira, Jaime Conrado, este encontro deveria ter acontecido no início da implantação do projeto, mas devido à pandemia da Covid-19 acabou por não ser realizado. Ele destacou a parceria entre a Cáritas e o Comércio Local.
"Eu ouvi um depoimento que eu não esperava, do comerciante falando que o projeto não só beneficiou as pessoas das comunidades, mas também beneficiou o comercio local. Ficamos agradecidos porque houve colaboração de todos os lados, da diocese, do Bispo, das demais pastorais, da comunicação, etc."
[caption id="attachment_19550" align="alignnone" width="607"]
Jaime Conrado - Assessor Nacional da Cáritas Brasileira[/caption]
O Projeto Ajuri pela Vida na Amazônia teve início em 2020 com o objetivo de fortalecer as famílias ribeirinhas no enfrentamento da Pandemia da Covid-19 com entregas de kits de higiene, um dos elementos fundamentais para a diminuição da contaminação pelo coronavírus.
Para isso foram firmadas parcerias que ajudaram na confecção dos kits entregues às famílias, e isto fez com o Projeto Ajuri também movimentasse a economia local, é o que afirma um dos parceiros da Cáritas Parintins, Enzo Felipe, empresário do Atacadão Esperança.
"Temos essa parceria com a Cáritas de Parintins desde 2020, fazendo os kits que puderam chegar nos rincões dessa amazônia. A cáritas poderia comprar os kits de qualquer lugar, mas favoreceu essa economia da caridade, onde pôde manter os empregos nos momentos mais difíceis da Pandemia"
[caption id="attachment_19551" align="alignnone" width="464"]
Enzo Felipe - Empresário[/caption]
Maria Norma Gama é outra que se beneficia com o Projeto Ajuri Pela Vida na Amazônia com a confecção de máscaras de proteção. Segundo Maria Norma, o que ganha do projeto ajuda na renda da família.
"Eu produzi as máscaras e recebia uma quantia para ajudar minha família. Pela igreja fui chamada pelo padre para trabalhar nessa produção e pra mim foi uma alegria muito grande, por poder ajudar de alguma forma meus irmãos, de uma forma tão simples, mas que veio proteger eles dessa doença"
[caption id="attachment_19552" align="alignnone" width="696"]
Maria Norma Gama - Parceira do Projeto Ajuri Pela Vida na Amazônia[/caption]
Marcia Maria Miranda, articuladora do regional, avalia que graças às parcerias firmadas desde de 2020 o projeto Ajuri pela Vida na Amazônia vem superando as expectativas.
"Temos avaliado como muito positivo o projeto, porque chegamos com o objetivo de prevenir a Covid-19 e observamos que além disso prevenimos também a verminose, a diarréia, então ultrapassou aquilo que esperávamos"
[caption id="attachment_19553" align="alignnone" width="696"]
Marcia Maria Miranda - Articuladora do Regional Norte 1[/caption]
SOBRE O AJURI
O Projeto Ajuri: Pela Vida na Amazônia, objetiva reduzir riscos de infecção por Covid-19 em comunidades mais vulneráveis de 11 municípios amazônicos (Coari, Tefé, Maraã, Alvarães, Fonte Boa, Juruá, Uarini, Parintins, Itacoatiara, Silves e Itapiranga), 2 Dioceses (Coari e Parintins) e 2 Prelazias (Tefé e Itacoatiara), através da orientação popular para promoção de higiene, de distribuição de kits de higiene e prevenção.
Além da implementação de tecnologias sociais de acesso à água que são afetadas com as secas da Região.
Fotos: João Carlos