O projeto social Centro de Mãos Dada, da Associação Dom Gino Malvestio, destinado às crianças e adolescentes do Distrito de Mocambo iniciou as atividades nesta segunda semana de março.
O Centro de Mãos Dadas é conduzido pela coordenadora Claudineia Marques e para este ano conta com 124 usuários. Além da produção de artesanato feito pelos alunos, o projeto também tem o foco para a integração social entre as crianças e adolescentes da região mocambense.
A coordenadora do Centro de Mãos Dadas, Claudineia Marques, ressalta a expectativa para o início das atividades de 2024 e a importância para a comunidade.
“Há 25 anos o projeto desenvolve um trabalho social dentro da nossa comunidade. E é um trabalho muito importante, porque além de tirar as crianças e os adolescentes da ociosidade, favorece o melhor convívio na família, na sociedade, onde participam das oficinas ocupacionais, culturais, orientações, palestras. E com isso desenvolve suas habilidades, contribuindo para o protagonismo de sua própria história”.
Claudineia Marques destaca o apoio de toda a comunidade para a execução do projeto no Mocambo.
“Trabalhamos em parceria com as famílias, as escolas e a comunidade em geral, que é algo importante e fundamental para o sucesso do nosso trabalho”.
O Centro de Mãos Dadas foi criado em 1998 em resposta ao pedido de um grupo de famílias onde às crianças e adolescentes pudessem aprender algumas atividades e ofícios. O pedido foi concedido por duas voluntárias italianas, que viveram nove anos no Mocambo.
Fotos: Izaniele Silveira