A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nos dias 10 e 11 de julho a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre representantes do poder público, trabalhadores do setor, entidades e usuários da política de assistência social.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência teve como principal objetivo a construção de propostas para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além da eleição dos delegados que representarão Parintins nas etapas estadual e federal.
O usuário do Núcleo Paschoal Allagio, Armando Azevedo, 76 anos, contribuiu com propostas voltadas para o letramento digital. "Nós sofremos muito com a falta da tecnologia, é o que mais hoje o mundo se evolui, inclusive hoje nós somos considerados como uma aventura inculta porque a gente não lê mais, é tudo só no celular. Tudo o que a gente quer, a gente precisa da internet, a gente precisa de saber digitar e saber mexer no instrumento que a gente tem".
A secretária Zeila Cardoso celebra o sucesso da conferência e agradece o apoio de todos na construção das propostas. "Foram dois dias muito intensos de muito debate, de muita discussão, participação ativa, tanto dos professores, doutores e mestres das universidades, que trouxeram as pautas que estavam dentro dos eixos de discussão", ressaltou.
A presidente do CMAS, Joelilce Trindade, avaliou a conferência como um espaço essencial para o exercício democrático. "Hoje, enquanto conselho, nós somos muito gratos da participação da população nesses dois dias, onde nós sabemos que esse é o momento de espaço para nós dialogarmos, construirmos propostas que foram construídas nesse espaço, dentro dos grupos de trabalho no dia de hoje, e foram contempladas propostas aprovadas pela plenária que estava presente nesse momento", salientou.
Ao fim da conferência, foram eleitos os delegados que representarão o município nas próximas fases:
Representantes do Governo
Zeila Cardoso (titular), Maria de Lourdes (titular), Joelilce Trindade (suplente), Adson Almeida (suplente)
Representantes dos Usuários
Alessandra Sakamoto (titular), José Vitor Pinheiro Cesário (suplente) , Representantes de Entidades, Marcos Moura (titular), Joana Darc (suplente)
A 15ª Conferência reafirmou o compromisso de Parintins com a construção de uma política de assistência social mais forte, inclusiva e participativa.
Também participaram ativamente das plenárias usuárias das comunidades de Mocambo, Caburi e Vila Amazônia, apresentando propostas para os próximos dez anos do SUAS.