O Conselho Tutelar, em parceria com as demais redes de proteção, intensifica neste mês as ações voltadas para a Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população, combater tabus e oferecer apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.
As atividades incluem rodas de conversa e palestras em escolas estaduais e municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e secretarias do município.
De acordo com o conselheiro Dam Bentes, a iniciativa busca proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz na identificação de casos de crianças e adolescentes que enfrentam situações de violência, um dos fatores que desencadeia pensamentos ou tentativas de suicídio. Pauta muito importante, preocupante também, o Conselho atua, veementemente nessas pautas é importante dizer que a escola é um dos principais canais de comunicações desse tipo de violações de direitos que tangem ao suicídio, já que estamos no mês de setembro, mês amarelo, que combate a prevenção ao suicídio e outras, não só ao suicídio, através do suicídio tem outras violências que são desencadeadas a partir desse tema".
A primeira atividade da campanha será realizada com uma ação interativa no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), como destaca o conselheiro. "Agora no CAPS vai ter um encontro onde o Conselheiro Adson vai estar passando uma roda de conversa pra estar levando informação, conscientização, como procurar, como denunciar, como pedir ajuda", ressaltou.
- Por Samuel Vieira / Alvorada Parintins