Busca

Devotos de Nossa Senhora do Carmo manifestam fé durante procissão em Parintins

São famílias que tradicionalmente ornamentam seus lares e avenidas para a procissão,

Devotos de Nossa Senhora do Carmo manifestam fé durante procissão em Parintins
Foto: Aldair Rodrigues

Em um dia marcado de fé e devoção à Virgem do Carmelo, fiéis católicos de Parintins manifestaram a alegria e gratidão pelas graças alcançadas, durante a procissão do Círio de Nossa Senhora do Carmo, pelas ruas da cidade, neste domingo, 06 de julho.

São famílias que tradicionalmente ornamentam seus lares e avenidas para a procissão, um dos momentos que marcam o início da festa da Padroeira dos parintinenses.

Pela primeira vez, dona Palmira Nogueira, que mora na avenida Nações Unidas, ornamentou a fachada de sua casa e reuniu a família para agradecer as bênçãos alcançadas, por intercessão de Nossa Senhora do Carmo. "Eu tenho uma grande felicidade porque Nossa Senhora é minha protetora, é protetora da minha família. Esse outro ano, se Deus quiser, eu vou fazer muito melhor ainda. Eu vou ter força porque estou meio adoentada, mas eu estou aqui".

Dona Maria José, que mora na avenida Senador Álvaro Maia, nomeada pelos moradores nessa época como “Avenida da Fé”, pediu à Nossa Senhora do Carmo a recuperação da saúde de um dos netos, e todos os anos ela e seus familiares enfeitam a varanda da casa para esperar a procissão. Ela relata o gesto de fé e gratidão.

"Do meu neto, que ele estava, para bem dizer, quase morto, mas viveu com essa promessa que eu fiz, que era de casa para posto, do posto para casa, e nada, aí apareceu essa senhora mandando fazer esse chá. Ele guia de goiaba com a guia de cajú, e nós fizemos, aí eu fiz a promessa que todo ano nós vinha de pé no chão, de lá do São José para cá, aí da procissão para lá. Tão bom ele como eu". 

A paroquiana Juciara Nascimento também aguardava com a família, na avenida Senador Álvaro Maia, a passagem da Virgem do Carmelo, para louvar e acompanhar a procissão até a Catedral de Parintins. Ela ressalta a homenagem prestada todos os anos." A Nossa Senhora do Carmo é que sustenta a nossa fé. É a mãe de Deus e é a nossa mãe. Ela é muito importante para nós, porque foi por causa da promessa dela, sim, de Nossa Senhora, que tudo aconteceu. A gente faz toda essa homenagem para ela aqui na nossa rua. Através da ornamentação da rua, as pessoas se dedicam a enfeitar todo ano. E é a nossa fé aqui".

Padre Rui Canto, pároco de São José Operário, ressalta que este momento é significativo para todos os devotos de Nossa Senhora do Carmo.

"O dia 6 é sempre bem marcante para todos nós, filhos da diocese, devotos de Nossa Senhora do Carmo, esse momento inicial dos dias específicos da festa de 6 a 16. Então já tem uma tradição do círio sair aqui da Paróquia São José, passando pela Nações Unidas, e entrando ali na Avenida da Fé, na Senador Álvaro Maia, uma avenida de muita gente devota de Nossa Senhora do Carmo e que prepara esse momento muito especial".

 - Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins

Foto: Aldair Rodrigues