O diácono Tarcísio Chagas de Castro Guimarães foi ordenado sacerdote da Diocese de Parintins, na manhã deste sábado (19), Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria. A celebração eucarística ocorreu na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, e foi presidida por Dom Giuliano Frigeni, demais padres diocesanos e convidados.
[caption id="attachment_19451" align="aligncenter" width="696"]

Foto: João Carlos Moraes[/caption]
O sacramento da Ordem é responsável pela consagração do sacerdote e um dos sete sacramentos que confere o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem o recebe o caráter de ministro de Deus.
Tarcísio Chagas escolheu como lema para a caminhada sacerdotal a citação da Carta ao Hebreus: “Eis que venho, Ó Deus, fazer a tua vontade” (Hb 10,7).
“Para mim, novamente, aquela experiência do serviço de amar e servir. Eu aprendi, de fato, que nessa caminhada, primeiramente, está a minha intimidade com Deus, com Dom Giuliano, com o presbitério e depois com vocês, povo de Deus. Então é uma grande alegria, é uma grande felicidade”, disse Padre Tarcísio.
[caption id="attachment_19452" align="aligncenter" width="696"]

Foto: João Carlos Moraes[/caption]
Os pais do
neo sacerdote expressaram a alegria e gratidão por esse momento.
“Eu quero que ele continue melhor ainda na carreira dele, de ser um padre amigo de todo o mundo, e amigo de Deus. Rezo muito por ele, e eu tenho certeza que ele não vai abandonar a caminhada, e vai ficar cada vez mais forte, mais corajoso de ser um filho de Deus”, disse Jorge Ribeiro, pai do sacerdote.
“Eu não sei nem o que te dizer. Agradeço a Deus, Nossa Senhora e a São José. Hoje entrego nas mãos de Deus o meu filho e tô muito muito muito feliz”, comemorou Joana Chagas, mãe do pe. Tarcísio.
[caption id="attachment_19449" align="aligncenter" width="696"]

Foto: João Carlos Moraes[/caption]
Padre Tarcísio é o 21º sacerdote ordenado no governo pastoral de Dom Giuliano Frigeni. Para o pastor católico, isso significa o bom trabalho dos missionários do Pime. “Para a Igreja significa que os padres que trabalharam antes de nós semearam bem e que o Batismo que eles receberam evoluiu em tantas vocações femininas e masculinas”.
Histórico
Tarcísio é natural de Parintins, nasceu no dia 7 de junho de 1988. É filho de Jorge Ribeiro Guimarães e Joana Chagas.
O parintinense iniciou a sua caminhada vocacional muito cedo na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, à qual pertence, atuando na Infância e Adolescência Missionária, Coroinhas e Pastoral da Juventude.
Cursou Filosofia no Seminário Dom José André Coimbra, em Patos de Minas (MG), no período de 2014 a 2016. Fez o curso de Teologia no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, em Manaus (AM), de 2017 a 2019.
Primeira missa do Padre Tarcísio
A primeira missa do neo sacerdote Tarcísio será celebrada em sua paróquia de origem, na igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes, às 17h, do dia 20 de março. Depois retorna para a paróquia de São Francisco Xavier, na Vila Amazônia, como novo vigário paroquial e onde vai auxiliar padre Alexander Silva.