Os cidadãos parintinenses que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.
O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas.
Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF.
Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico.
Os atendimentos presenciais no Cartório da 4ª Zona Eleitoral do município de Parintins, também obedecerão ao mesmo prazo de atendimento do site, como informa o técnico judiciário Marivaldo Chaves.
“Todos aqueles eleitores que tiveram o seu título cancelado, que tiverem multas eleitorais, deverão atentar para esse prazo no dia 8 de maio”, destaca.
Importante destacar também, os parintinenses que ainda não realizaram a biometria para que fiquem atento ao prazo. O procedimento só pode ser realizado presencialmente, como explica Marivaldo Chaves.
“O eleitor que não tiver biometria, ou seja, não tiverem regulares no cadastro biométrico da justiça eleitoral, também não poderão votar, porque as eleições de 2024 serão 100% biométricas”, enfatiza.
O horário de atendimento no Cartório da 4ª Zona Eleitoral de Parintins, situado na Avenida Amazonas é de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.