Busca

Em audiência pública, Mateus Assayag debate criação do Parque Municipal dos Itaúnas, indicado por ele

Em audiência pública, Mateus Assayag debate criação do Parque Municipal dos Itaúnas, indicado por ele
Nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o vereador Mateus Assayag esteve presente na audiência pública que discutiu a implantação da primeira Unidade de Conservação de Parintins: Parque Municipal dos Itaúnas. A reunião ocorreu no auditório da Escola de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves (CETI) e reuniu autoridades, líderes de movimentos sociais, estudantes, ONGs e a sociedade em geral. O projeto para criação do parque é fruto de propositura apresentada pelo parlamentar na Câmara Municipal. Segundo a secretária de meio ambiente, Socorrinha Carvalho, a criação do parque tem uma importância muita ampla para a cidade.
“A contribuição não é só ambiental como muitas pessoas podem pensar, além da proteção do meio ambiente, ele terá sua relevância econômica, turística, social e cidadã. Tenho certeza de que trará muitos benefícios para nossa população”, disse.
A audiência pública é um passo importante para o processo de criação da unidade, segundo Kildson Roberto, presidente da Associação Por Moradia do Bairro do Castanhal (AMBC).
“É o primeiro passo de um projeto que terá resultados fundamentais lá na frente, não apenas para os moradores da nossa área, mas também para toda a população parintinense”, enfatiza.
O subsecretário de meio ambiente Wescley Dray lista quais os próximos passos do projeto após a realização da audiência pública.
“A equipe técnica avalia todas as sugestões e recomendações que foram dadas e faz uma reelaboração do projeto. Após isso, ele é encaminhado para o gabinete do prefeito para aprovação em forma de decreto”, explica.
Mateus Assayag ver a criação do parque como crucial para a conservação e proteção do meio ambiente. “É uma oportunidade que nós temos de conservar uma área verde de Parintins, protegendo a diversidade da fauna e flora e ao mesmo tempo promovendo o turismo sustentável, a pesquisa e a educação ambiental em nosso município”, destaca.