A Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) inicia nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a operação “Carnaval Consciente”.
De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Diego Mascarenhas, a operação tem como objetivo deixar o trânsito mais seguro durante as festas carnavalescas.
“Vamos intensificar as orientações para que os condutores tenham mais prudência, que as pessoas utilizem seus capacetes, não andem com excesso de passageiros, em alta velocidade, use cinto de segurança, tudo isso vai ser cobrado, vai ser orientado para que os nossos foliões consigam passar o carnaval tranquilamente”.
Durante as operações, a Prefeitura de Parintins, por meio da EMTT, irá disponibilizar o “disque-pileque”. Esse serviço é utilizado quando a pessoa abordada nas blitze apresenta sinais de embriaguez alcoólica e não tem condições de dirigir.
Com o serviço, a pessoa embriagada será conduzida em segurança pelos motoristas de plantão até à sua casa e o veículo será removido para o parqueamento da empresa de trânsito, informa Diego Mascarenhas.
“As pessoas deveriam pensar mais nas suas famílias, pensar mais que o carnaval não é somente esses quatro dias de festa, a gente precisa ser mais prudente no trânsito. Se for beber, não dirigir, isso já ajuda bastante. Eu acho que o carnaval é uma festa maravilhosa e que a gente deve aproveitar, mas também a gente tem que voltar em segurança para nossas casas e para nossas famílias”.
A operação encerrará junto com o Carnailha e o Carnaboi que acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) divulgou em 2023 um dossiê sobre os acidentes provocados pelo uso de álcool no país. Os dados foram coletados do Ministério da Saúde.
O documento revela que 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021, o que dá uma média de 1,2 óbito por hora.
O perfil das vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool é majoritariamente masculino. Isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino.