Busca

Escola Santa Luzia do Macurany promove caminhada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Com cartazes e faixas contendo frases de conscientização, todos os alunos e professores do educandário percorreram a estrada do Macurany, levando a mensagem da conscientização

Escola Santa Luzia do Macurany promove caminhada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Foto: Divulgação/ Facebook Semed Parintins

A escola Santa Luzia, localizada na comunidade do Macurany, promoveu na manhã desta quinta-feira (22) uma caminhada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com cartazes e faixas contendo frases de conscientização, todos os alunos e professores do educandário percorreram a estrada do Macurany, levando a mensagem da conscientização.

Ao fim da caminhada, uma palestra sobre a temática foi realizada com alunos para reforçar cuidados, importância da prevenção e meios para denúncia de casos de abuso ou exploração. A programação faz parte da Campanha Maio Laranja, uma mobilização nacional que envolve diversos órgãos no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A programação teve a participação da secretária de Educação, Gizelle Soares; do conselheiro tutelar João Maurício e demais autoridades. A secretária de Educação, Gizelle Soares, destaca que as ações desenvolvidas em alusão ao Maio Laranja envolvem todas as escolas da rede municipal.

"As escolas da rede municipal, todos esses meses estão voltadas para fazer trabalhos, enfatizando essa temática. É importante ressaltar que as escolas, em parceria com alguns órgãos, eles fazem as palestras. É importante fazer as atividades também com as escolas para que a gente trabalhe essa sensibilização com os nossos alunos".

Presidente da Comissão de Defesa do Direito das Crianças e Adolescentes, o vereador Azamor Pessoa representou o poder legislativo no ato e enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal na defesa das crianças e adolescentes.

"Dessa maneira, a gente busca trabalhar, a gente busca incentivar, não só nessa temática, mas em todas as questões que envolvem o nosso município, naquilo que vem para fortalecer cada vez mais a nossa cidade".

O conselheiro tutelar João Maurício palestrou aos alunos sobre os cuidados que devem ser tomados e formas para identificar e denunciar abusos sexuais. João Maurício também enaltece a importância da mobilização da sociedade no combate a essa problemática.

"A gente precisa chamar a atenção da comunidade, chamar a atenção da sociedade, mas sobretudo chamar a atenção das famílias, sendo que os principais casos de violência contra a criança adolescente, que diz respeito à violência sexual, infelizmente eles acontecem dentro de casa".

- Por Aldair Rodrigues