Busca

Estudante é picada por cobra ao voltar da escola na zona rural de Parintins

Estudante é picada por cobra ao voltar da escola na zona rural de Parintins
Foto: Vítor Fabrício/ Arquivo Alvorada Parintins

Uma estudante, de 17 anos, foi picada por uma cobra na noite desta segunda-feira (1/9) enquanto retornava da escola para casa. O fato ocorreu na comunidade do Itaboraí, zona rural de Parintins.

De acordo com a Central de Resgate, a espécie da cobra não pôde ser identificada. A estudante foi encaminhada rapidamente ao Hospital Regional Jofre Cohen, onde recebeu atendimento médico.

O tenente Leones Cardoso, coordenador da Central de Resgate, reforçou os cuidados necessários em situações desse tipo, comuns em áreas rurais. “Sempre na zona rural isso é comum, picadas de cobra, de aranhas e outros animais peçonhentos. Então a gente tem que andar com cautela, no escuro andar com uma lanterna, com uma vareta sempre para se respaldando contra essas situações que tem”.

Em casos de picada, o tenente Cardoso orienta que a vítima deve permanecer em repouso, evitando movimentos para não acelerar a circulação do veneno no organismo. “Sempre que alguém for picado por uma cobra, evitar movimentos, tirar o calçado porque muitas vezes incha, sangra, então se for no pé ou na perna, tirar o calçado, cortar a calça se precisa for, expor o ferimento, limpar e deixar sempre o ferimento mais baixo que o corpo, evitar de estar caminhando, evitar de estar fazendo esforço físico, porque você fazendo movimentos, logicamente o veneno do animal começa a penetrar mais rápido na corrente sanguínea”.

O tenente ainda reforçou que seguir essas orientações pode ajudar a reduzir os riscos até a chegada do atendimento médico especializado.

Até o encerramento desta edição, as informações indicavam que o estado de saúde da jovem não oferecia risco.

 - Por João Carlos  Moraes / Alvorada Parintins