Busca

Festa de Nossa Senhora do Carmo inicia com Romaria e Círio Solene

Milhares de fiéis acompanharam a berlinda com a imagem da santa que abriu a programação religiosa e social que se estende até o dia 16 de julho

Festa de Nossa Senhora do Carmo inicia com Romaria e Círio Solene
Foto: Janaína Dias

A tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, teve início neste domingo, 6 de julho, com a realização do Círio que saiu da igreja matriz de São José Operário. Milhares de fiéis acompanharam a berlinda com a imagem da santa que abriu a programação religiosa e social que se estende até o dia 16 de julho, com o tema “Maria, Mãe da Esperança” e o lema “Peregrinantes com Maria, a Rainha de toda a Criação” (Ap. 12,1).

Pela manhã, centenas de devotos receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vinda de Manaus. A Romaria, que partiu da Boca do Limão, seguiu em direção ao porto da cidade, onde mais fiéis prestaram homenagens à Virgem do Carmelo. Em seguida, a imagem foi levada em carreata pelas ruas até a Igreja Matriz de São José Operário.

O pároco da Catedral, padre Dorival Nascimento, expressou contentamento ao ver a multidão de fiéis participando do evento. "É uma experiência de fé muito grande poder contar com a participação dos fiéis desses eventos de Nossa Senhora, tanto no círio, quanto nas manifestações que as pessoas também fazem diante dos festejos, não só hoje, no dia do círio, mas durante todo o momento da festa", ressaltou.

Já à tarde, os fieis devotos se reuniram novamente para o Círio que percorreu a Avenida Nações Unidas, Rua Senador Álvaro Maia e a Avenida Amazonas até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, onde foi celebrada a primeira missa oficial da festividade.

Padre Dorival Nascimento destaca o significado espiritual da Festa do Carmo. "Nós estamos celebrando esse ano, como igreja do Brasil, igreja universal, o Jubileu do ano 2025, Peregrino da Esperança. E a partir dessa celebração do Jubileu, é que nasceu a inspiração para o tema e para o lema. Fora isso, também, estamos celebrando o Jubileu de 70 anos da Diocese de Parintins".

Padre Dorival deixa uma mensagem de fé e convite aos fieis e devotos. "Venha, participe conosco dessa celebração, que nós possamos rezar juntos e a partir dessa festa sair daqui um pouco mais cristão, com a nossa fé renovada e que Nossa Senhora nos ajude a viver intensamente em momentos de fé e devoção pela qual nós iremos celebrar esses dias".

Nos próximos dias, a agenda da festa incluirá novenas, missas temáticas, confissões, atividades culturais e a grande procissão no dia 16 de julho, data consagrada à padroeira. A Festa do Carmo é considerada uma das maiores manifestações religiosas do interior do Amazonas.

 - Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins

Foto: Janaína Dias

Foto: Lucely Monteiro

Foto: Janaína Dias