Com a concepção do artista Zandonaide Bastos e ilustração de Emerson José, foi lançado nas redes sociais no sábado, 12 de julho, o tema “Festança”, do Boi-bumbá Touro Branco, para o 20º Festival Folclórico do Mocambo.
De acordo com Zandonaide Bastos, diretor de arena e do Conselho de Arte do boi das cores laranja e branco, o Touro Branco vai celebrar o próprio festival do Mocambo por meio de manifestações culturais e sociais da região. "O Touro Branco, esse ano, vai falar do tema Festança, nada mais é do que celebrar o Festival do Mocambo, através de várias manifestações, não só culturais, mas também sociais, que existe naquela região. Existe toda uma situação da questão de meio ambiente, como foi a grande seca do ano passado, a questão de queimadas na Amazônia".
O uso sustentável do bioma amazônico não ficará de fora do espetáculo de 2025, segundo Zandonaide Bastos. "Vamos falar também do bioma amazônico. A primeira festa é a festa da natureza. É onde tudo começa. E, a partir daí, os ribeirinhos, os amazônidas começam sua luta diária, sempre utilizando de um meio para o benefício da sua comunidade", destacou.
Os festejos dos santos padroeiros do Mocambo e a essência dos povos originários também serão exaltados pelo Boi Touro Branco, como afirma Zandonaide.
"As festas dos santos religiosos, que está no calendário também, serão lembrados. Vamos fazer uma passada pelas manifestações folclóricas, no caso de danças e tudo. E vamos festejar com os povos originários naquilo que eles têm mais bonito. Essa é a essência que é essa identidade de cada povo, trazendo assim um pouco da sua cultura, da sua herança, e de seus ancestrais".
O Festival Folclórico do Mocambo vai ocorrer nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2025. O Boi Touro Branco enfrenta o seu rival Espalha Emoção em duas noites de festival na arena do Mocambódromo.
- Por Aldair Rodrigues - Alvorada Parintins