“É de suma importância porque no processo envolve a capacitação os nossos profissionais para trabalhar a busca ativa, a detecção precoce da Hanseníase, assim como o Câncer de Pele," enfatiza Elaine.E na manhã desta quinta-feira, 26, de outubro o coordenador do projeto aqui em Parintins Carlos Barros, esteve no programa Ciranda da Cidade para divulgar a ação que vai ser realizada até o dia três de novembro. A ação de saúde acontece de 8h às 17h na Casa Padre Vitório, localizada no bairro Nossa Senhora de Nazaré.
Fundação Alfredo da Matta promove Programa Dermato Saúde em Parintins
Com o objetivo de identificar e tratar casos de Hanseníase e Câncer de Pele

Com o objetivo de identificar e tratar casos de Hanseníase e Câncer de Pele, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) traz a Parintins o Programa Dermato Saúde Amazonas. A ação de saúde coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), já percorreu diversos municípios do Amazonas e é realizada em duas etapas.
Na primeira semana, uma equipe de técnicos e enfermeiros especializados em dermatologia faz a triagem em pacientes que apresentam algum tipo de problema na pele. Em Parintins o dia “D” acontece nesta quinta-feira, 27 de outubro, na Casa Padre Vitório, e por meio de busca ativa em algumas escolas do município.
Na segunda semana, chega a equipe composta de médicos dermatologistas que vão realizar as consultas a pacientes já selecionados pelos técnicos e enfermeiros. De acordo com o diagnóstico, o tratamento já começa imediatamente.
O enfermeiro Carlos Barros responsável pela ação em Parintins, ressalta que o Projeto Dermato Saúde Amazonas, já passou por vários municípios e destaca que esse ano foram feitas mais de trezentas cirurgias de Câncer de Pele e vários casos de Hanseníase diagnosticado nos municípios visitados.
A titular da Coordenadoria Municipal de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, fala da parceria entre Prefeitura de Parintins e Fundação Hospitalar Alfredo da Matta.