Busca

Galeras vão poder entrar com água e lanche no Festival de Parintins

As “galeras encarnadas e azuladas”, como são chamados os torcedores dos bumbás Garantido e Caprichoso, protagonistas do Festival Folclórico de Parintins, poderão entrar com água e lanche individual no Bumbódromo neste ano. Até o ano passado, era proibida a entrada para as arquibancadas com comida e bebida. A permissão está prevista na Lei Estadual n. º 4.782/2019 e na portaria n. º 35/23 do Ministério da Justiça. A informação foi divulgada pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Mário Cesar Filho (União Brasil), nesta quarta-feira, 31 de janeiro, nas redes sociais. A lei estadual estabelece que nos locais onde são promovidas atividades culturais, esportivas ou de lazer os organizadores são “obrigados a permitir a entrada em suas dependências, de consumidor portando alimentos e bebidas adquiridos em outros estabelecimentos”. Jalil Fraxe, secretário do Procon-AM, confirmou a informação e disse que o órgão vai fiscalizar o festival para que a “lei seja cumprida”. A torcedora azulada Christiane Ferreira é a primeira a entrar pelo lado do Caprichoso desde 2014. Ela relata a situação enfrentada pelos torcedores durante os dias de calor e espera que a lei funcione esse ano.
“E se for realmente aprovado, espero que possamos entrar com a nossa água, ou pelo menos com um lanchinho, para a gente aguentar até a entrada no nosso boi, para não acontecer o que já aconteceu em outros estados de pessoas passando mal pelo calor, falta de água”, comentou.
Torcedor do Boi Garantido, Jhonantan Sullivan também está confiante que este ano a lei funcionará de fato em prol ao bem-estar do povo vermelho.
Como torcedor que vai todo ano para a galera, é muito bom, é uma economia grande, além de também facilitar e dá mais gás para a gente levar esses alimentos para dentro do bumbódromo e assim conseguir manter o pique a noite inteira torcendo pelo nosso boi”, disse.
O tema já vem sendo discutido há algum tempo, e, inclusive, a Prefeitura de Parintins vetou uma lei em março do ano passado, que permitiria que os torcedores do Boi Garantido e Caprichoso entrassem com água ou qualquer outro alimento para consumo. O 57º Festival Folclórico de Parintins está previsto para ocorrer nos dias 28, 29 e 30 de junho.