Busca

Governo cria ação para combater violência contra crianças no Carnaval

As ações contam com apoio do cantor e compositor Saulo Fernandes, que aceitou o convite para ser embaixador da iniciativa

Governo cria ação para combater violência contra crianças no Carnaval
Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania começa as postagens nas redes sociais da campanha para prevenir e combater as violações contra crianças e adolescentes durante o Carnaval.  O slogan é “Respeito e Cuidado” As ações contam com apoio do cantor e compositor Saulo Fernandes, que aceitou o convite para ser embaixador da iniciativa. Uma das ações é uma gravação, em ritmo de pagode baiano, convocando foliões para o “Bloco do Disque 100”, um incentivo à denuncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, abuso de álcool e drogas, trabalho infantil, negligência e pessoas desaparecidas. É o que explica o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva.
“Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode fazer denúncias sobre as situações. Se identificou que tem uma criança, um adolescente, em uma situação de perigo, pode fazer essa denúncia que é anônima e a ligação é gratuita”, ressaltou Cláudio Augusto.
Das 430 mil denúncias recebidas no ano passado, mais da metade foram referentes à violência contra crianças e adolescentes, o grupo social mais vulnerável do país. Em 2023, o serviço registrou um aumento de 45% nas denúncias recebidas. Nas aglomerações de carnaval, todo cuidado é pouco com as crianças, e deve começar com as atenções mais básicas, lembra o secretário Cláudio Augusto Vieira da Silva. O Disque 100 é de graça, funciona sem parar e também pode ser acionado pelo site do Ministério dos Direitos Humanos e WhatsApp (61) 99611-0100.