Busca

Líderanças indígenas e representantes dos órgãos indigenistas realizam encontro intersetorial em Parintins

O encontro ocorreu na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier, no centro de Parintins.

Líderanças indígenas e representantes dos órgãos indigenistas realizam encontro intersetorial em Parintins
As lideranças indígenas do Baixo Amazonas, representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Manaus e Parintins e demais entidades indigenistas da região, realizaram nesta semana, um encontro intersetorial, para planejar ações de políticas públicas sobre a Saúde Mental Indígena. O encontro ocorreu na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier, no centro de Parintins. O indigenista da Funai do município de Parintins, Sérgio Butel, destaca o principal objetivo e a importância da reunião.
“O principal objetivo da reunião é discutir e planejar ações envolvendo os órgãos que executam a política indigenista na região, exatamente pra tratar questões que infelizmente devido a muitas situações que nós já enfrentamos nas comunidades indígenas.”
Sérgio Butel, pontua um dos desafios mediante a triste realidade que acomete boa parte dos indígenas.
“O primeiro grande desafio que nós temos é romper esse paradigma de que a saúde só é do corpo, junto nós discutimos a possibilidade de o subsistema indígena ver a importância que tem a saúde mental.”
De acordo com os dados do Relatório Violência contra os Povos Indígenas no Brasil, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), lançado na última semana de julho deste ano, no Brasil, entre 2019 e 2022, 535 indígenas tiraram a própria vida. A maior parte, no estado do Amazonas, onde 208 suicídios foram registrados.