Cerca de 1.694 (mil seiscentos e noventa e quatro) novos documentos de identidade aguardam para serem entregues aos seus titulares, no Setor de Identificação da Polícia Civil, situado no segundo andar da unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Parintins.
Além da chegada do novo malote, o coordenador do Setor de Identificação, Alcides Aquino, ressalta que aproximadamente 800 documentos de identidade, solicitados há mais de cinco meses, aguardam para serem retirados.
“Esses RGs estão aqui à disposição para ser entregue à população, só aguardando que o cidadão venha até o setor fazer a retirada do seu RG. Também é importante salientar que se essa identidade ultrapassar 365 dias no setor e o cidadão não vier receber, essa identidade é devolvida ao Instituto de Identificação em Manaus. Se você deu entrada, é porque há necessidade de você ter o seu documento”, comentou.
[caption id="attachment_42042" align="aligncenter" width="1280"] Foto: Aldair Rodrigues[/caption]
Alcides reforça à população que evite o cancelamento dos documentos de identidade após o encerramento do prazo de entrega.
“Então, a partir do momento que ele é cancelado e o cidadão apareceu depois de um ano para receber, a gente vai ter que refazer o atendimento. Por isso, conclamamos às pessoas que precisam da sua identidade, a comparecer no PAC de Parintins”.
Vale ressaltar que a validade do documento de identidade é de 10 anos. Alcides Aquino também explica a mudança no novo formato do documento de identificação.
“O cidadão pode verificar a partir da data de expedição, se ultrapassou os 10 anos, nós sugerimos a atualização da sua identidade. É importante ressaltar que a nova identidade uniu o RG com o CPF para se chamar Carteira de Identidade Nacional”, finalizou.
O agendamento da emissão dos documentos para a população da zona urbana é feito todas às sextas-feiras de forma on-line. Para os cidadãos da zona rural, os atendimentos ocorrem de forma presencial, também nas sextas-feiras a partir das 8 horas.