Busca

Mais de 90 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza em Nhamundá (AM)

Mais de 90 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza em Nhamundá (AM)
Os moradores da comunidade de São Sebastião do Corocoró, zona rural de Nhamundá (AM), realizaram na manhã de sábado, 02 de março, a soltura de mais de 90 mil filhotes de quelônios, o maior número em 15 anos de projeto. A soltura foi realizada na Praia da Ilha da Coroa, em frente à comunidade e contou com participação da prefeita Marina Pandolfo, do vice-prefeito Neto Carvalho, secretário de Meio Ambiente, João Paulo Fonseca, vereadores e comunitários. O Projeto Manejo Sustentável de Quelônios é realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e idealizado por voluntários da Associação Corocoró Ambiental, visando garantir o aumento da população de répteis na região. A comunitária Cledna Silva ressalta a satisfação em participar do projeto e contribuir com a preservação das espécies.
“Temos que preservar se nós não preservar isso vai acabar. Para mim é uma grande honra, é um privilégio ver essa soltura. E hoje, nós podemos contar para nossos netos, nossos filhos, nossos bisnetos que isso é importante”, comentou.
Os animais foram soltos após meses de trabalho realizados em etapas que envolvem a coleta dos ovos, deixá-los em uma chocadeira artificial construída pela própria comunidade e, após o nascimento, cuidar para que os filhotes se desenvolvam em tanques com água até atingir o tamanho necessário para voltar à natureza com mais segurança. A prefeita Marina Pandolfo destaca o novo recorde de répteis devolvidos à natureza e comenta com felicidade a participação na ação. [caption id="attachment_40765" align="aligncenter" width="1280"] Foto: Divulgação / Sedema Nhamundá[/caption]
“Esse ano estamos mais uma vez batendo o recorde com a soltura de mais de 90 mil quilômetros. Isso nos deixa muito felizes de poder, através da nossa gestão, do trabalho da Sedema, junto aqui com a parceria da comunidade, que é muito importante, a gente está conseguindo esses recordes ao longo dos anos”, declarou Marina Pandolfo.