Marinha abre concurso com 600 vagas e provas em Manaus
O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito, e tem duração de um ano letivo

A Marinha do Brasil abriu inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) – 2024 com a oferta de 600 vagas.
Nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, as etapas do concurso serão conduzidas pelo Serviço de Recrutamento Distrital (SRD) do Comando do 9° Distrito Naval, na cidade de Manaus-AM.
As inscrições foram abertas na segunda-feira, 29 de janeiro, para candidatos de ambos os sexos e devem ser realizadas exclusivamente no site Ingresso na Marinha (ingressonamarinha.mar.mil.br) até o dia 18 de fevereiro de 2024.
Dentre os requisitos, destaca-se que o candidato seja brasileiro nato, tenha 18 anos completos e menos de 22 anos, no dia 30 de junho de 2025, e tenha concluído ou em fase de conclusão do 3° ano do ensino médio.
O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito, e tem duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 (quarenta e oito) semanas, no qual serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval. Durante o curso o aprendiz-marinheiro também receberá bolsa-auxílio atinente à sua graduação, no valor total de R$ 1.303,90.
Após a promoção à graduação de Marinheiro, o militar fará jus à remuneração bruta de R$ 2.294,50. Os marinheiros aprovados no estágio inicial, destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano da graduação, poderão permanecer no Serviço Ativo da Marinha, no qual poderão ser promovidos às graduações de Cabo, 3° Sargento, 2° Sargento e 1° Sargento e Suboficial.