Durante a divulgação do Indicador Criança Alfabetizada no Brasil de 2024, nesta sexta-feira 11 de julho, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a intenção do governo federal de universalizar o programa Pé-de-Meia para todos os estudantes do ensino médio público a partir de 2026.
Criado em janeiro de 2024, o Pé-de-Meia foi inicialmente voltado aos beneficiários do Bolsa Família. No segundo semestre do mesmo ano, a iniciativa foi ampliada para alunos da rede pública com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Com essa ampliação, o número de estudantes beneficiados passou de 2,5 milhões para mais de 4 milhões, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Camilo Santana destacou que o atual critério de renda familiar per capita, utilizado para definir quem pode participar do CadÚnico, acaba deixando de fora alunos em situação semelhante à dos beneficiados. Para garantir a universalização do programa, o MEC estima que serão necessários mais R$ 5 bilhões em orçamento público.
O Pé-de-Meia é uma política de incentivo financeiro-educacional que visa estimular a permanência e conclusão escolar dos estudantes do ensino médio da rede pública.