Busca

Mocambo do Arari normaliza atividades na navegação com subida do nível do rio

Era uma dificuldade muito grande e, graças a Deus, a cheia já chegou

Mocambo do Arari normaliza atividades na navegação com subida do nível do rio
O Distrito do Mocambo do Arari esteve entre as regiões que mais sofreram os impactos da seca no município de Parintins. Atualmente, em 2024, com a subida do nível do rio, as embarcações, os pescadores, produtores rurais e população já realizam atividades com menos esforços. Ozias Reis, morador do mocambo relata como era feito o trajeto para poder ir a outras comunidades ou cidades.
Tínhamos que pegar o rabetinha por uns 40 a 50 minutos, além de andar por aproximadamente 2 km, 2,5 km para poder pegar a condução, e assim, poder sair do Lago do Mocambo, para pegar a condução para ir a Parintins ou qualquer tipo de viagem. Fazíamos esse trajeto, tanto de ida quanto de volta, mas a dificuldade maior era para trazer a mercadoria aqui para a nossa região”.
Ainda de acordo com Ozias, com a elevação do nível da água, a região já segue os trabalhos e locomoção normalizada.
“Era uma dificuldade muito grande e, graças a Deus, a cheia já chegou. Todas os meios de transporte já estão chegando aqui no nosso lago. Então, graças a Deus, está se normalizado a situação na nossa região. Mas a seca, ela abalou muito aqui a nossa cidade”, comentou.
A maior vazante do Amazonas em 2023 causou impactos significativos na vida das pessoas. A estiagem afetou não apenas o abastecimento de água para a população ribeirinha, como também tornou lugares inóspitos, dificultou o transporte, e com isso, a assistência médica e alimentação. Em Parintins, mais de 30 comunidades estavam em estado de emergência, com perigos de navegação, assistência básica, sobrevivência, entre outros.