“Foi dado início a um processo de licenciamento dessas embarcações que vão ter até 15 dias para levar à secretaria toda a documentação com a documentação da embarcação junto à marinha. E quanto ao controle desses resíduos que são levados para a área indígena, a Secretaria de Obras vai fazer o recolhimento desse material. Então, a gente enfatiza sempre essa questão da proibição de jogar resíduos no curso d'água. As embarcações devem ter o cuidado para não ter nenhum problema de saúde para essa população, porque muitas dessas comunidades indígenas utilizam a água para consumo,” orienta o subsecretário.Participaram a gestora de saneamento Samantha Brito da Silva, representantes da Marinha, Valdinei Soares, da Semosp Jatemar Barbosa, da Funai, João Melo, indígenas e demais parceiros do DSEI.
Órgãos de meio ambiente e proteção aos povos indígenas realizam reunião sobre legislação Ambiental
A reunião foi realizada nesta terça-feira, 27 de fevereiro, no Auditório do Centro Multifuncional Casa do Produtor

Atendendo a uma demanda do Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Parintins, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), participou da reunião que tratou da Legislação Ambiental para as embarcações de recreio e resíduos produzidos pelos barcos que fazem transporte para as áreas indígenas.
A reunião foi realizada nesta terça-feira, 27 de fevereiro, no Auditório do Centro Multifuncional Casa do Produtor.
Outros temas relacionados à proteção das comunidades indígenas também foram debatidos como exploração de madeira ilegal, tráfego desordenado e cumprimento do que prevê as leis da navegação.
O subsecretário Wescley Tavares, falou sobre as leis ambientais e orientou os proprietários de embarcações sobre o compromisso com a coleta dos resíduos e coleta seletiva.