A pandemia da Covid-19, sem dúvida nenhuma interferiu em nossas vidas de forma negativa, mas também positivamente despertou a criatividade e o talento de quem se viu obrigado a cumprir a quarentena. Como foi o caso do parintinense, Ivan de Matos Soares, popularmente conhecido por “Scorpion”.
Ivan de Matos é um artista nato e por meio das carcaças, correntes e demais ferramentas que sobram nas oficinas, ele cria esculturas que vão desde personagens de lendas, como o mapinguari a criaturas pré-históricas como dinossauros.
Ivan relata o início de suas criações.
“Essa ideia surgiu na pandemia e para fazer essas esculturas utilizo peças de carro, moto, peças que seriam descartadas no lixo e esse material prejudica a natureza”.
Foi na frente da casa de um amigo, no Festival de Parintins do ano de 2022, que Ivan Scorpion apresentou pela primeira vez suas obras. Ele lembra como foi a repercussão.
“As pessoas ficavam admiradas com as peças que estavam expostas e foi um grande sucesso”.
Ivan enfatiza que Parintins tem o maior festival do mundo, é um celeiro de artistas, porém o que falta é o apoio das autoridades para os artistas de pequeno porte, sem esse apoio os artistas ficam desestimulados.
Para Scorpion continuar suas obras, ele busca parcerias e apoio, pois ainda está no começo do seu empreendimento. E sua última exposição foi na 37ª Expopin.
Fotos: Aldair Rodrigues