Parintins é o município do Amazonas que tem o maior número de beneficiados pelo Programa Estadual de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), do governo estadual.
No total 48 empresas foram credenciadas, só de Parintins foram 16 empresas (33,3%). A lista foi divulgada na segunda-feira, 29 de janeiro.
O Promove é um programa realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar que busca fortalecer a economia solidária, o desenvolvimento sustentável e a qualidade da educação no Amazonas, por meio da valorização dos produtores rurais e dos moveleiros locais, que contribuem para o bem-estar dos estudantes e dos profissionais da educação.
O técnico florestal do Idam Parintins, Marleson Tavares, destaca que o programa é importante para gerar emprego e renda no município.
“Isso é consequência do trabalho que o governo vem fazendo através do Idam e da Ads. Esses empreendimentos empregam centenas de trabalhadores no município. Isso faz com que a economia do município seja favorecida e injeta grandes recursos no município”, disse.
Além disso, o programa incentiva as empresas a trabalharem de forma regularizada e de forma sustentável, sendo orientadas pelo órgão governamentais como o Idam e a Ads, com explica técnico Marleson Tavares,
“Esse é um sentindo do governo para que esse tipo de empreendimento trabalhe de forma regularizada, porque para participar desse tipo de programa o empreendimento tem que estar com a licença ambiental em dia, ou seja, tem que ter madeira legalizada, oriunda de plano de manejo, sendo saída de forma sustentável. E além de injetar o recurso no município”, ressaltou.
Em 2024, está previsto o destaque orçamentário repassado pela Secretaria de Estado de Educação Desporto no valor de R$ 8,1 milhões. Um total de 48 moveleiros de 20 municípios foram credenciados. Neste ano, o Promove prevê a confecção de 13 modelos de móveis escolares.
De 2019 a 2023, o Promove movimentou mais de R$ 35 milhões. Cerca de 42 empresas interessadas em participar do programa foram credenciadas anualmente. O programa é realizado conforme o período letivo das escolas estaduais.