Busca

Paróquia da Catedral orienta fiés para que mantenham o uso de máscara durantes as celebrações

A instrução foi dada aos paroquianos nesse domingo (13), durante as missas transmitidas pela Rádio Alvorada

A paróquia de Nossa Senhora do Carmo não vai aderir, pelo menos por enquanto, ao decreto emitido pela prefeitura, na sexta-feira (11), que faculta o uso de máscaras contra a covid em ambientes abertos e fechados, públicos e privados, no âmbito do município. A orientação é de que se permaneça o uso de máscaras anti-covid e higienização com álcool 70% dentro dos espaços da igreja. A orientação foi dada aos paroquianos nesse domingo (13), durante as missas transmitidas pela Rádio Alvorada.  
“Somos uma Instituição que temos orientação própria. Achamos por bem continuar usando a máscara, pelo menos, até a Semana Santa porque nós queremos fazer a Procissão do Domingo de Ramos e do Senhor Morto. Então, se de repente nesses dias aumentar de novo a pandemia, a gente não vai fazer a procissão. Vamos manter nas missas, em nossas atividades, na catequese e em nossas reuniões e o uso da máscara”.  
Padre Dorival espera que com esta medida, também, se possa realizar futuramente a Procissão do Carmo, em julho.  
“Vamos precisar continuar usando a máscara durante as nossas celebrações, pelo menos até a Semana Santa para que possamos retomar as procissões e, quem sabe, também, a procissão de Nossa Senhora do Carmo. Mas, para isso, precisamos contribuir com a nossa parte. Vamos manter essa orientação do uso da máscara nos ambientes aqui da nossa Catedral, nas nossas reuniões de pastorais e, também, na catequese”.  
Por fim, o sacerdote pediu aos fiéis que compreendam e respeitem o trabalho dos agentes da Pastoral da Acolhida.  
“Não se sinta constrangido quando a Pastoral da Acolhida pedir que você use a máscara, é o trabalho deles! Sejam pacientes com eles e respeitem o trabalho deles. Eles acordam de madrugada para vir para cá organizar, sem ganhar nenhum centavo, estão aqui de livre e espontânea vontade, então, estão aqui para esse trabalho, não tanto para exigir mas para orientar. Não se aborreçam com eles, não fiquem chateados com eles, são seres humanos que precisam do nosso respeito. Mais que tudo são anjos que durante o tempo da pandemia, há mais de dois anos, estão aqui firmes e fortes nos ajudando a manter a ordem e também a higiene na nossa igreja”.  
Segundo informações, muito provavelmente a decisão de não aderir momentaneamente ao decreto da prefeitura, por parte da paróquia da Catedral, será estendido a toda a Diocese de Parintins, mesmo quando em outros municípios houver a liberação do não uso de máscaras. Na reunião semanal, desta terça-feira (15), os padres deverão analisar a atual situação epidemiológica em Parintins e discutir as medidas necessárias para preservar a saúde dos fiéis e manter a participação nas celebrações litúrgicas.   Edição: Vinicius Lima