Busca

Projeto “Boi-Bumbá Libras” traduz toadas e curiosidades de Parintins em língua de sinais

Projeto é voltado para toda a comunidade surda que queira aprender sobre a história, cultura de Parintins, e as traduções das toadas dos bois Caprichoso e Garantido

Projeto “Boi-Bumbá Libras” traduz toadas e curiosidades de Parintins em língua de sinais
Foto: Divulgação

O Projeto “Boi-Bumbá Libras”, nasceu entre amigos com intuito de promover a inclusão social no período do festival, o projeto é voltado para toda a comunidade surda que queira aprender sobre a história, cultura de Parintins, e as traduções das toadas dos bois Caprichoso e Garantido.

A Língua Brasileira de Sinais, é uma forma de comunicação visual que utiliza sinais manuais, expressões faciais e postura corporal para transmitir ideias e informações.

 A Libras se desenvolve dentro das comunidades surdas, com sua própria gramática, vocabulário e estrutura linguística, assim como as línguas faladas. 

O professor de Libras e proponente do projeto Boi-Bumba Libras, Carlos Sishan, fala do intuito do projeto, e como a comunidade surda será beneficiada e inclusa no 58° Festival Folclórico de Parintins.

"Nós queremos levar para a comunidade, seja comunidade surda, seja comunidade em geral, a língua de sinais, mostrando glossários, ou seja, os sinais que são utilizados. Sinais de toadas, sinais de Lindolfo, sinal do boi Garantido, Caprichoso. Nós vamos lançar vídeos com professores que estudam sobre toadas, que estudam sobre uma temática que está sendo muito apresentada pelos bois, que são quilombos. O projeto vai trazer uma gama de informações, seja sinais, seja toadas de 2025 traduzidas em libras".

O Projeto é virtual, e para quem quiser acompanhar as toadas traduzidas em libras estará disponível via Instagram “boi-bumbá em libras”.

 - Por Franci Maia