Se o progresso de uma cidade chega com a tecnologia, por meio da internet, este moderno meio de comunicação digital também instalou um grande problema diante dos nossos olhos.
As empresas de internet que utilizam cabos de fibra óptica passaram a instalar, sem o menor critério de organização, a fiação que leva Wi Fi até o cliente.
O fato ganhou repercussão nas redes sociais com a publicação feita pelo funcionário público federal, Rozinaldo Carneiro.
Para utilizar cada poste, pertencente a Amazonas Energia, as empresas desembolsam R$ 9,00 por ponto de fixação dos cabos.
As informações sobre o valor cobrado pela concessionária de energia foram repassadas por um proprietário de provedor que prefere não divulgar o nome.
“A empresa de energia elétrica Amazonas Energia que deve alugar os postes, também não está fiscalizando”, comentou Rozinaldo.
O funcionário público ressalta que Parintins está sendo tomada por um emaranhado de cabos de transmissão de dados, que causam poluição visual na cidade.
“É legal que a concorrência exista e que todos possam ter acesso a qualidade de internet. Eu mesmo, também, pago por esse serviço, mas seria de bom grado que essas empresas fizessem um processo, ainda que, por cima, com tubulações nos fios ou encapamento destes”.
A poluição visual ocasionada pelos fios nos postes de energia elétrica já é de conhecimento de todos que ao longo dos anos ganhou um ingrediente a mais.
[caption id="attachment_43834" align="alignnone" width="1080"] Foto: Rozinaldo Carneiro[/caption]
Em alguns lugares, plantas conhecidas cientificamente como epífitas, que crescem nos fios da rede elétrica, dão a real dimensão do problema em Parintins.
“Se isso não for controlado e trabalhado de alguma forma que evite essa imagem feia nas ruas, acreditem, vai piorar!”.