Busca

Referência no Baixo Amazonas, Instituto Autismo de Parintins será inaugurado pelo governador Wilson Lima

O novo prédio do IAPIN fica localizado na rua Leopoldo Neves, ao lado da Rádio Alvorada.

Referência no Baixo Amazonas, Instituto Autismo de Parintins será inaugurado pelo governador Wilson Lima
O governador Wilson Lima vai inaugurar amanhã, sexta-feira, 25 de março, a sede e novas instalações do Instituto Autismo “Isadora Tupinambá” de Parintins (IAPIN). A solenidade, marcada para às 14h, faz parte da agenda de Wilson Lima no município de Parintins. O novo prédio do IAPIN fica localizado na rua Leopoldo Neves, ao lado da Rádio Alvorada. O projeto surgiu no município por uma iniciativa do vereador Babá Tupinambá, que transformou o luto pela perda de uma de suas filhas, Isadora Tupinambá, em luta e criou o instituto voltado para as crianças autistas de Parintins. Isadora Tupinambá era a filha mais nova de Babá. Diagnosticada com autismo, ela faleceu no dia 19 de abril do ano passado, vítima de afogamento. A menina se tornou símbolo da luta dos autistas na ilha tupinambarana, como ressalta Babá Tupinambá.
"Momento de tristeza por ela não poder compartilhar dessa grande inauguração, mas também de alegria por este sonho estar sendo realizado. Um sonho que envolveu muitas mãos, muitos pais, muitas crianças e que se Deus quiser não vai parar por aqui. Vamos estar lutando cada vez mais por essa causa e procurando sempre fazer o melhor para as crianças autistas"
Para a aquisição e construção da sede própria, o instituto contou com o apoio do Governo do Estado, de deputados amigos e da Diocese de Parintins, na pessoa de Dom Giuliano Frigeni, como afirma Babá.
"Dom Giuliano, posso dizer que foi o segundo maior parceiro, pois o primeiro foi o governador Wilson Lima quando falou "Eu vou ajudar a causa, mas preciso de um espaço" e eu me lembro como se fosse hoje, Dom Giuliano na missa de 1 mês da minha filha me chamou e falou "Eu quero ajudar, eu quero fazer parte desta causa", então eu disse que precisava de um espaço pra fazer o instituto e ele falou "Eu tenho vários espaços e você escolhe", pra nós vermos a bondade e o grande coração que tem Dom Giuliano"
Para quem convive e trabalha com o público autista no IAPIM, esse novo momento é só de gratidão, de acordo com a secretária do Instituto, Cleise Jacaúna de Souza.
"Primeiramente temos que agradecer a Deus, ao governador Wilson Lima, à Diocese e ao vereador Babá. Hoje estamos com um lugar apropriado para os atendimentos especializados, com uma sede que vem ser referência no Baixo Amazonas"