“Utilizar os poços de mais capacidade para substituir os que estão com problemas da situação mais grave. Vamos aumentar a vazão dos poços que tem capacidade para aumentar, colocar novas bombas com mais capacidade de fornecimento. E tamponar os poços que estão contaminados. Vamos fazer o possível para que Parintins possa ter uma água de qualidade”, destacou.A água de Parintins vem apresentando concentração altíssima de poluentes, como amônia, manganês, ferro, nitrato e alumínio, bem como a presença de coliformes totais e fecais, aponta relatórios da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), após coleta realizada nos dias 27, 28 e 29 de novembro deste ano. O governador Wilson Lima ofereceu ajuda ao município na busca por uma solução definitiva para a situação dos poços e qualidade da água de Parintins. Desde o dia 10 deste mês, uma equipe da Cosama está na Ilha para traçar um plano de contingência. Entre as ações propostas, estão a realização de um diagnóstico situacional e um plano de trabalho com o objetivo de equacionar as inconsistências encontradas no sistema de abastecimento de água do município. O diretor do SAAE, Fermiliano Tavares, destacou a importância da presença da equipe da Cosama em Parintins para dar fim ao problema da água, mas que uma solução definitiva é a construção de uma estação de tratamento.
SAAE estuda solução para a água de Parintins, e vai desativar poços que estão contaminados

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Parintins deve desativar poços no município. A informação é do diretor da autarquia, Fermiliano Tavares. Projetos já foram elaborados e devem ser colocados em prática nas próximas semanas.
A ideia é desativar os poços mais rasos e que estão apresentando problemas na qualidade da água em Parintins. Fermiliano ressalta que haverá novas perfurações para substituir os antigos. Eles serão mais profundos e com maior capacidade de evasão.