A menos de 63 dias para o 57º Festival de Parintins, secretários estaduais se reuniram nesta quarta-feira, 24 de abril, no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), instalado no Bumbódromo, para discutir os preparativos para o evento, a maior manifestação cultural do Norte do Brasil.
A reunião, que contou com a presença de 18 representantes das pastas do executivo estadual e, teve como objetivo anunciar as ações e as iniciativas de preparação do Festival e garantir a realização de uma grande e segura festa, com a expectativa de superar o ano de 2023, como destaca o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
“Estamos justamente trabalhando nessa questão. Podemos falar de uma pré-produção, onde a segurança pública vem avaliar o que precisa ser ajustado para receber o público, que certamente será recorde esse ano”, comentou.
Para o período do festival, o Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), oferecerá crédito para os empreendedores incrementarem os seus negócios.
Marcos Apolo assegura que, com o apoio da Afeam, os empreendedores terão aporte financeiro para atuarem no período festival. A festa também mobiliza outros segmentos e, para tanto, as demais secretarias, cada uma com suas respectivas funções, estarão apostos para orientar os proponentes.
“Dessa forma a gente prepara aqui a região para receber esse público que vem, certamente, nessa perspectiva de incremento ainda maior na economia”, disse.
[caption id="attachment_42745" align="aligncenter" width="1280"]

Foto: João Carlos[/caption]
O 57º Festival de Parintins será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Bumbódromo de Parintins.
Com a participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido no BBB 24, divulgando a festa amazonense, a expectativa é que a cidade receba um público de mais 150 mil pessoas, como destaca o secretário Marcos Apolo.
“Saímos em 2019 de algo em torno de 200 operações no aeroporto de Parintins para, no ano passado, mais de 800 operações com a perspectiva de, quem sabe, esse ano, superar o número de mil operações aqui no aeroporto. Então, isso é uma atenção que precisa ser percebida para que possamos, dessa forma, nos preparar para receber esse, que certamente será um público histórico que deve chegar a 150 mil pessoas”, comentou o secretário.
As autoridades presentes discutiram medidas para garantir a segurança da população durante o Festival. Entre as medidas previstas estão a disposição de mais de mil agentes da segurança pública entre PM, PC e Bombeiros que contarão com o auxílio de um sistema de reconhecimento facial, como destaca o secretário de Segurança Pública, coronel Marcus Vinícius.
“Devemos trabalhar na segurança pública em torno de mil homens. Nós temos um banco de dados previamente validado pela ‘Polinta’ que é a nossa Polícia de Capturas que tem essa missão. Então, eles validam as faces que verdadeiramente têm um mandado de prisão em aberto e a partir daí a inteligência passa a buscar essas pessoas se elas estarão chegando, saindo de Manaus, primeiro na ‘chapa quente’, se estarão chegando em Parintins, seja pelo aeroporto, seja pelo porto. E o último ponto de triagem, além das praças públicas que terão reconhecimento facial, também será aqui no próprio Bumbódromo”, ressalta o coronel.
Assim como em 2023, o governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), irá disponibilizar água gratuitamente para toda a população dentro e fora do Bumbódromo, como informa o diretor-presidente Armando do Valle.
“A gente acha que vai chegar em torno de 600 mil copos entregues só aqui em Parintins, durante o período do festival. A população vai receber na praça, no aeroporto, no porto, onde as pessoas estiverem, vão estar tomando água da Cosama. Nós vamos entregar água para as torcidas na chegada aqui, e os bois também ainda vão ter uma capacidade de entregar para dentro de quem está na galera aqui dentro, no horário da festa. Temos uma orientação de entregar para as pessoas que estiverem lá na fila, e depois vamos passar água para os próprios bois para distribuírem às suas galeras”, destacou.
Os secretários destacaram o compromisso do Governo do Amazonas em realizar o 57º Festival Folclórico de Parintins que preserve a tradição e a cultura do povo amazonense.
O Festival de Parintins também é um importante evento econômico para a região. O evento gera renda para a população, por meio da venda de produtos típicos, da prestação de serviços e da criação de empregos.