A torre da Catedral de Nossa Senhora do Carmo é um dos pontos atrativos durante os onze dias de festa da padroeira de Parintins. O monumento que possui 176 degraus e 42 metros de altura, oferece uma vista panorâmica de toda a cidade.
O seminarista da Diocese de Parintins, Armando Moutinho, um dos responsáveis pelo cronograma de visitas da torre, informa os horários disponíveis para a população.
"Pela manhã ela funcionará das 8h30 ao meio-dia, pela tarde das 14h30 até 17h30 e na parte da noite entre 18h30 às 23 horas. E fica o convite para todos que querem ter uma visão melhor da cidade, ter uma visão de cima, tirar aquela foto bonita. Você pode subir por um valor de apenas R$10 reais, você pode ter essa visão, subir os degraus aqui da catedral que marcam a história desses 70 anos da diocese".
Armando Moutinho também fala dos cuidados e orientações durante a visita na torre. "Tem bastante degraus, tem que ter bastante perna para subir um pouco, mas lá em cima, ter aquele cuidado para não jogar objetos lá de cima, tentar não subir nas janelas, mas é o cuidado de segurança que é necessário que a gente dá orientações quando chegam aqui".
A torre da Catedral foi terminada em 1981, assinado por José Ribeiro e orientado pelo engenheiro parintinense Simão Assayag. A obra tem no topo da estrutura a imagem de Nossa Senhora do Carmo.
- Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins