A Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) não teve o lucro que esperava no 57º Festival de Parintins. As capacitações dos condutores e o melhoramento dos triciclos ocorreram meses antes, mas o fechamento das principais vias de acesso no centro da cidade e os inúmeros veículos motorizados prejudicaram a geração de renda desses trabalhadores.
Segundo o presidente da ATTP, Rafael Gonçalves, a associação não teve o apoio dos órgãos de fiscalização que atuaram no trânsito da cidade. Rafael também destaca que esse festival foi um pouco desorganizado na área de trânsito.
“Detran, EMTT, fecharam praticamente o centro da cidade inteira. E além do mais tinha muita carrocinha vindo de outras cidades. Teve tricicleiro do nosso pessoal que não chegou a fazer nem mil reais. Daqui mesmo alguns mototaxistas adaptaram veículos para fazer carrocinha. Por conta disso vamos nos unir para tomar providência em relação a essa situação”, desabafa Rafael.
O triciclo é um transporte que funciona manualmente, tipicamente parintinense, muito usado no período do festival por turistas. Alguns triciclos foram adaptados aos PcDs, mas ao longo dos anos perde cada vez mais espaço para carrocinhas motorizadas.