Busca

Voluntários realizam ação ambiental durante Festa do Sagrado Coração de Jesus

Um grupo de 15 voluntários realiza desde 2016 a coleta seletiva dos resíduos produzidos durante a festa da paróquia

Voluntários realizam ação ambiental durante Festa do Sagrado Coração de Jesus
As festas de padroeiro são tradições muito antigas que remontam à Idade Média. Presentes nas dioceses espalhadas pelo Brasil, são momentos fortes de evangelização e de manifestação de fé e devoção a um santo. Além disso, as festas de padroeiro proporcionam um tempo de socialização. Dependendo da localidade, esses eventos movimentam centenas de pessoas, entre organizadores e frequentadores, o que demanda utilização de muitos materiais descartáveis, orgânicos e rejeitos, que depois viram lixo. Preocupados com esta realidade e a conscientização ambiental do Povo de Deus, um grupo de 15 voluntários da Paróquia Sagrado Coração de Jesus realiza, desde 2016, a coleta seletiva dos resíduos produzidos durante a festa da paróquia. Um eco ponto foi instalado na proximidade da matriz. Os frequentadores despejam o material não consumido ou descartável em um desses pontos. Quando isso não acontece, os próprios voluntários agem na orientação e da importância do descarte correto do lixo. A ação é uma proposta para que os jovens, principalmente as crianças, participem da iniciativa e sejam protagonistas de um planeta mais saudável, segundo a coordenadora e idealizadora do projeto, a professora Daniela Carvalho Oliveira, membro da Comissão Ambiental da Festa do Sagrado.
“A gente está apostando nas crianças, para que eles chegando em casa mostrem para o seus pais e exijam essa mudança de habito.”
Daniela avalia que desde a criação do projeto, aos poucos a ação mostra certos resultados com a população aderindo a campanha, mas que ainda há desafios a serem superados.
“O objetivo dessa ação é uma educação ambiental, mostra para as pessoas que a separação depende de cada um é um gesto muito simples.”
No dia 4 de outubro, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica Laudate Deum (Louvai a Deus), a segunda parte da Carta Encíclica Laudato Sí, de 2015, documento que aborda o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. Na Laudate Deum, Francisco demonstra mais uma vez a sua preocupação com o avanço da crise climática e cobra dos governos uma resposta urgente porque o mundo “está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura”. Ainda no documento, o Santo Padre chama a atenção da sociedade civil para que também a sua própria responsabilidade no cuidado e preservação do meio ambiente.