“Essa oração vai nos unir a ele, a comunhão dos santos, a comunhão do céu e da terra, a comunhão da igreja da terra e a igreja do céu”, lembrou o religioso.Di Lello esclarece que o real significado de acender as velas para os entes queridos.
“A vela é a representação do próprio Cristo que nos ilumina. ‘Não é que eu vou acender a vela e vou iluminar o caminho dele (do ente). Não!’ Acender a vela significa um ato de oração, porque aquela chama, viva, representa o próprio Cristo que ilumina os nossos caminhos e que dissipa as trevas do nosso coração”.E hoje, também, é concedida as indulgências plenárias e, sobre isso, o administrador da paróquia de São Sebastião, padre Jânio Negreiros, explica em que consiste.
“Pra quem celebra este dia, rezando pelos seus entes queridos, você alcança o perdão dos pecados para aquelas pessoas que, talvez, possam estar no purgatório. É importante que os fiéis possam ter essa comunhão, também com aqueles que nos antecederam nessa vida e possam alcançar a graça da salvação por meio de nossas orações”.É importante recordar que os beneficiários destas indulgências relacionadas com o Dia dos Fiéis Defuntos são as almas dos falecidos que estejam no purgatório: neste caso, não é o fiel vivo que as obtém para si mesmo!