Busca

Imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo chega a Parintins neste domingo (06)

Diversas famílias se deslocaram em embarcações de médio e grande porte para fazer a acolhida à imagem da Rainha do Carmelo na Boca do Paraná do Limão

Imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo chega a Parintins neste domingo (06)
Foto: Lucely Monteiro

A imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Diocese de Parintins, chegou ao município nas primeiras horas deste domingo, 6 de julho, vinda de Manaus na balsa ferry boat Anna Rebeca III, de propriedade da família Tavares.

Diversas famílias se deslocaram em embarcações de médio e grande porte para fazer a acolhida à imagem da Rainha do Carmelo na Boca do Paraná do Limão, localidade que fica a cerca de 10 quilômetros do Centro de Parintins.

Ao chegar no cais do porto, no terminal hidroviário, o andor com a imagem da Santa Mãe de Deus foi conduzido por quatro funcionários da Agência Fluvial de Parintins (Capitania dos Portos). 

Os marinheiros ainda fizeram um percurso de mais de cem metros desde a passarela da balsa de atracação de embarcações e pela Rua Gomes de Castro até a imagem ser colocada em um veículo tipo S10 da marca Chevrolet, cor branca.

O Círio Fluvial, uma das primeiras programações a serem cumpridas como parte do início das festividades religiosas de Nossa Senhora do Carmo, contou com o apoio de diversos grupos entre eles, Flor do Carmelo, Guarda do Carmelo, Rádio Alvorada, Pastorais e Movimentos, entre outros.

O grupo de oração Flor do Carmelo foi o responsável em trazer a imagem até Parintins. Já o Grupo Guarda do Carmelo foi quem se responsabilizou em conduzir a imagem pelas ruas da cidade até a igreja de São José Operário.

Agentes da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (EMTT), sob o comando do diretor-presidente Danilo Roberto, conduziram a multidão de devotos e fiéis católicos até a igreja de São José.

Por onde o cortejo passava os moradores acenavam com as mãos em sinal de respeito e manifestação de fé. Muitos com o rádio ligado no Sistema Alvorada que fazia a transmissão do evento.

Responsabilidade

A titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins, Marna de Miranda, coordenadora da Guarda do Carmelo, ressalta a importância de participar desse momento de fé e devoção.

“Este é um momento de fé e reponsabilidade, mas principalmente de fé e devoção à Nossa Senhora do Carmo. Que seja uma festa tranquila para que todos nós possamos receber as bênçãos da nossa Mãezinha”, comentou a delegada de polícia ao lado do andor de Nossa Senhora do Carmo, ainda no cais do porto.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, padre Dorival Nascimento, ressalta que hoje é um dia importante de benções, porque inicia os festejos de Nossa Senhora do Carmo 2025, uma das maiores manifestações religiosas do Norte do Brasil. 

“É um dia muito importante para a nossa Diocese, pois estamos vivenciando dois grandes eventos da Igreja Católica, o Jubileu da Esperança do ano de 2025 e o Jubileu de aniversário de 70 anos da nossa Diocese. Essa festa é comemorativa. Que Deus possa nos ajudar a viver bem esse momento com muita alegria no coração, com muita fé para que possamos vivenciar em todos esses onze dias intensos de oração e devoção e muita fé”, completou padre Dorival Nascimento.

Devoção e fé

A integrante da Comunidade Canção Nova, em Manaus, Daniela Miranda, acompanha de sua filha, uma criança de cinco anos de idade, está em Parintins, pela primeira vez. Daniela veio para viver a festa em honra à Nossa Senhora do Carmo e fez questão de começar essa preparação pelo Círio Fluvial. 

“Pra mim está sendo uma grande emoção. É minha primeira vez que participo aqui em Parintins. É a primeira vez que vivo esse momento muito especial com Nossa Senhora do Carmo. Realmente, eu vim de Manaus para esse Círio Fluvial. Pra mim foi uma grande emoção chegar e ver o povo todo reunido nessa expectativa do dia de Nossa Senhora do Carmo”, comentou emocionada.

Texto: Neudson Corrêa