Busca

Inscrições do Enem devem ser feitas apenas na Página do Participante

Inscrições começam na próxima segunda (26). Página do Participante pode ser acessada pelo portal do Inep ou pelo endereço enem.inep.gov.br/participante

Inscrições do Enem devem ser feitas apenas na Página do Participante
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçam que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devem ser realizadas exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no portal do Inep, ou diretamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

O edital com os procedimentos e os prazos para o Enem 2025 será publicado em breve, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, já adiantou que o período de inscrição para exame começa na próxima segunda-feira, 26 de maio, e termina no dia 6 de junho.

O Inep alerta, ainda, que as inscrições de todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade como Enem, Encceja, Revalida e Celpe-Bras somente podem ser feitas pelos sistemas oficiais da Autarquia. Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 - As informações são da Agência Gov