"Teve um óbito em Manaus de um parintinense que já morava em Manaus, mas por ele ser parintinense então o óbito pelo município de residência colocaram por Parintins. Mas como a transmissibilidade dele não foi aqui, nós não consideramos, porque a infecção, a contaminação, tudo foi em Manaus, inclusive o óbito”
Parintins não registra óbito por Covid-19 há 105 dias
A última morte ocorreu no dia 7 de novembro do ano passado.
Parintins não registra óbito em decorrência da Covid-19 desde o dia 7 de novembro do ano passado. Portanto, são quase quatro meses sem vítimas fatais pela doença que, desde o mês de março de 2020 já tirou a vida de 357 parintinenses.
De acordo com o boletim epidemiológico, no domingo não foi confirmado nenhum caso. Nesse dia também não houve alta hospitalar. Foi anotado uma alta médica da área de isolamento.
Os dados indicam que não ocorreram novas internações em 24 horas. Das 6 pessoas internadas, 4 eram por sintomas respiratórios e 2 testaram positivo para coronavírus.
O boletim ressalta que 4 pessoas internadas são por Síndrome Respiratórias Aguda Grave (SRAG). No acumulado de quase dois anos de pandemia, o Município de Parintins contabiliza 12.025 casos confirmados. Desse total, 11.332 pessoas foram tratadas da Covid-19.
A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 20%. A taxa de ocupação de leitos clínicos chegou a 2,7%. Conforme o boletim, no acumulado do mês de fevereiro já são 333 casos. Desde o início do ano Parintins conta 1.753 registros de Covid-19.
Números Reais em Parintins
No dia 16 passado o Boletim Diário fornecido pela FVS-RCP mencionou a morte de um parintinense por Covid-19. Porém, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, ressalta que a pessoa já morava em Manaus e que a transmissibilidade ocorreu na capital do estado, não em Parintins, a sua cidade de origem.
Por esse motivo, diz Elaine Pires, a Vigilância em Saúde não pode atribuir como sendo óbito de Parintins, cujos números se mantêm inalterados desde o dia 7 de novembro.